terça-feira, 10 de abril de 2012

Seminário abordará Juventude e Desenvolvimento Sustentável

A Divisão para a Juventude tem trabalhado na confecção do Projeto do Seminário da Juventude com Desenvolvimento Sustentável, que será realizado no dia oito de maio. O atual contexto em que a humanidade se encontra a palavra de ordem é desenvolver-se com respeito ao meio ambiente e aos demais seres humanos. Por muito tempo o desenvolvimento foi sinônimo de degradação da natureza e por vezes da erradicação de práticas culturais e tradições, ambas sucumbiam diante do voraz desejo de crescimento econômico, tecnológico e material.
A história, juíza das ações humanas no tempo, nos legou a lição de que temos que conhecer a importância não apenas do meio social em que vivemos, mas também devemos respeito à natureza e suas riquezas. Esse respeito tem que ser validado não somente em discursos, mas, em ações.
"Com os olhos voltados para esse cenário, a Divisão para a Juventude visa contribuir para uma maior conscientização da  juventude itabunense à cerca do tema e para um maior envolvimento da mesma em ações que fitam a sustentabilidade aliada ao desenvolvimento". Cita Sérgio Fontes, Chefe da Divisão, que complementa: " o momento é propício para isso, uma vez que o Brasil sediará a Conferência Rio +20, aonde as nações  de todo o globo estarão discutindo o Desenvolvimento Sustentável. Itabuna redigirá nesse nosso evento uma carta para a Rio +20, com o intuito de mostrar que nossa juventude está envolvida e preocupada com a situação de nosso planeta."   Para Joseane Pain, estagiária da Divisão para a Juventude, "esse seminário é uma grande chance de chamarmos a atenção de nossa juventude para o tema." Traremos mais notícias em breve.
                                     

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Itabuna participa de Fórum de Gestores de Juventude

O chefe da Divisão para a Juventude de Itabuna, Sérgio Fontes, representou a secretária municipal de Assistência Social de Itabuna, Marina Silva, no I Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável e no Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude. O evento aconteceu no período de 26 a 29 março, em Brasília.

Segundo Fontes, o encontro teve como objetivo a participação de gestores municipais nos debates sobre a implementação de políticas públicas, com foco em desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e qualidade de vida ambiental e urbana. Também foram discutidos temas como erradicação da miséria, pobreza e a qualidade ambiental, baseada nos princípios do desenvolvimento com sustentabilidade.
O chefe da Divisão da Juventude destaca que é crescente a preocupação com o acesso do jovem ao capital para novos investimentos e a capacitação profissional voltada ao primeiro emprego.

“Os jovens têm força e ousadia, mas precisam de oportunidades, por isso se faz necessário que as prefeituras, por meio das secretarias de Assistência Social, garantam que as políticas públicas de juventude tenham validade e permaneçam em seu rumo independentemente da transição de gestores a cada quatro anos", defende Fontes.

FONTE: Site da Prefeitura Municipal de Itabuna

sexta-feira, 16 de março de 2012

Alunos do Curso de Orientação Profissional criarão projeto social

Na última aula ministrada no Curso de Orientação Profissional e Social no auditório da Guarda Civil Municipal - Vila Olímpica, os alunos decidiram em conjuto com o Coordenador Geral do curso Sérgio Fontes e com os professores: Agnaldo Rhabelo e Luciano Camilo, elaborarem um projeto de cunho social a fim de cumprir um dos pré-requisitos referente às aulas práticas. Dessa forma, a turma elaborará sob a supervisão de Sérgio Fontes esse projeto que poderá ser na área ambiental, educacional e ou cultural por exemplo. Para Luciano Camilo "essa atividade será como um fator motivador para que os alunos se envolvam com o voluntariado".  Fontes ressalta que: "o Programa de Qualificação Profissional e Qualificação Social, tem uma carga horária de 24 horas/aula sendo 12 horas/aula de Qualificação Social e 12 horas/aula de Qualificação Profissional".

Curso de Orientação Profissional Gratuito

O Programa de Qualificação Profissional e social foi criado pelo Governo de Capitão Azevedo e com bastante incentivo da Secretária de Assistência Social, Marina Santos, que tem como objetivo de ampliar o atendimento aos adolescente e jovens excluídos da escola e da formação profissional. O programa permiteque os jovens sejam reintegrados ao processo educacional e, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer. O mesmo iniciou nesta quarta-feira dia 15/02, tem a finalidade tanto de qualificar como de capacitar os que já tiveram carteira assinada. Esta sendo realizado no auditório da Guarda Civil Municipal - Vila Olímpica
Para participar do Curso basta ir à Divisão para Juventude e efetuar matrícula. Não sabe em que local ela fica? É simples: Prefeitura Municipal de Itabuna, Sala 7.
O obejtivo do Curso, segundo Sérgio Fontes (Chefe da Divisão) é muito claro:
"Capacitar os jovens no que concerne a seu ingresso e permanência no mercado de trabalho, promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção na atividade produtiva. Com a finalidade de ajudar adolescentes e jovens a conquistarem o mercado de trabalho, o curso abordará questões relacionadas à qualificação pessoal e profissional, dicas para entrevistas, oratória, marketing pessoal, liderança, desenvolvimento social, ação voluntariado, cidadania, autoconhecimento, postura e etiqueta profissional, entre outros".